EDITAL DE CHAMADA DA 26ª EDIÇÃO DA REVISTA LITERÁRIA INVERSOS – ISSN 2527-1857

 


I - INSCRIÇÕES

A inscrição é online, gratuita e cada pessoa deverá enviar apenas 01 (um) poema, de no máximo 15 linhas, o qual não precisa ser inédito, com ou sem rima. O texto deve ser enviado para o e-mail: revistainversos@gmail.com

II – TEMA A temática do poema precisa abordar pontos como: racismo, Zumbi, desigualdades, lutas, liberdade, preconceito racial, resistência, outros vinculados ao Dia da Consciência Negra e às lutas dos negros pelo fim da discriminação racial. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão. A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam à época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito. A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

Esta edição prestará também, um tributo para as seguintes personalidades literárias, cujas fotos se encontram no card do edital: Valmir Pereira, Bethe Bastos,  Betinho de Saubara e Geovânia de Jesus. Cada qual, em suas respectivas áreas de atuação, tem dado grande contribuição para a Cultura e a Literatura Brasileira Contemporânea, colaborando assim, para os ideais de luta contra o preconceito racial e a valorização do negro na sociedade.

Quem são os homenageados?

Valmir Pereira. Nascido em 11 de agosto de 1956, na cidade de São Gonçalo dos Campos – Bahia, filho de Laurêncio Pereira e Maria José Pereira. Servidor Público Estadual na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Graduado em Letras e Respectiva Literatura; Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria; Docência no Ensino Superior, Gestão Administrativa na Educação; Linguística e Estudo da Língua; Gestão de Pessoas com Ênfase em Gestão por Competência. Poeta e Escritor, Membro Efetivo da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana - AMLA, Cadeira nº 4, cujo Patrono é Otávio Fernandes de Oliveira. Trabalhos Publicados: Publicação do Livro de Poesias “Coisas de Mim: Primeiro Suspiro” (2021) pela Editora Edições & Publicações - Ourinhos – SP. Publicação das Poesias: “Dando um Jeito” e “Sonho Eclético” pela Revista EisFluências (2018); “Um Dueto para Ninar”, pela Logos da Fênix (2018); Publicação do Artigo Científico “Os Diferentes Falares do Povo Brasileiro” e, “Tecnologia e Educação: a mediação on-line dinamizando o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior” pela Webartigos.com (2015/2017); “O Uso da Literatura em Sala de Aula”, Revista Maiêutica: ASSELVI, Indaial - SC (2012).

 

Bethe Bastos. Elizabete Bastos da Silva (@bethebastos) é uma mulher negra, professora e mãe de Malu. No contexto literário e nas redes sociais assume o nome de Bethe Bastos e compreende que poetizar enriquece seu cotidiano, como a mobiliza para as diversas questões sobre o “eu” nas relações individuais e coletivas. Natural e residente em Feira de Santana, Bahia, nessa terra reside e desenvolve suas atividades profissionais. Possui formação em nível superior em Letras Vernáculas (Uefs) e mestrado em Crítica Cultural (Uneb), integra Academia de Artes e Letras Internacional da Baixada Fluminense e Brasil – AALIBB e Academia Internacional Mulheres da Letras, participa também do Coletivo Mulherio das Letras/ Bahia, conquistou pela Editora Litere-se o Prêmio Internacional Mulheres das Letras (2020), o Prêmio exposição “Sou Mulher poesia” (2021), o II Prêmio Internacional “Sou Mulher poesia” e integra Academia Internacional Mulheres da Letras. Assim, é no ano de 2020, em plena pandemia, que criou o perfil literário no Instagram @outubros­_ e despontou seus escritos em várias publicações coletivas, como antologias e coletâneas. Seu primeiro livro solo com o título Outubros uma intersecção publicado em 2022 pela Editora Mandacaru.

 

Betinho de Saubara. É natural do município praieiro de Saubara – Bahia. Poeta, historiador, escritor, colunista social, pesquisador e professor licenciado em Geografia (UEFS) e História (UFRB). Participou de inúmeras coletâneas, dentre elas: “Transpoema”, “Azuéla, meu povo” e “Sinfonia poética” (CEPA – Salvador / BA); “Valores literários do Brasil” (Agência de Notícias Brasília / DF); “Destaques poéticos brasileiros” (Realce Editora / SP); “Mil poetas brasileiros – 1995” (Instituto da Poesia Internacional – Porto Alegre / RS); “Nova poesia brasileira” (Shogun Arte / RJ); “Bahia novos poetas”, “Corpovivo” e “Pássaro de fogo” (CONTEMP – Salvador /BA),Antologia Tributo à Ângela Oliveira (Editora Mandacaru – Feira de Santana / BA. Recebeu várias menções honrosas pela participação em concursos de poesias, como também comendas, entre as quais, a Medalha de Mérito Acadêmico, pelos destacados serviços prestados à cultura nacional, na qualidade de escritor pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias (Brasília – DF). É um autêntico saubarense que tem forte vínculo cultural com várias das manifestações populares do município de Saubara: Chegança dos Marujos “Fragata Brasileira”, Chegança dos Mouros “Barca Nova”, “Bailes Pastoris”, “Ternos de Reis”, “Bumba-meu-boi”, “Zé do Vale”, “Sambas”, “As Tabaroas”, “Barquinha” e “Caretas do Mingau”.

Geovania de Jesus. É professora da rede municipal de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, poetisa, contadora de histórias e autora de livros infantojuvenis. Doutora e Mestra em Educação pela Emil Brunner World University. Graduada em Pedagogia – UEFS. Letras com Inglês e História. Especialista em Alfabetização e Letramento, Gestão Pública e Psicopedagogia. É membro efetivo da Academia Metropolitana de Letras e Arte – (AMLA). Academia Virtual de Língua Portuguesa e Literatura (AVLPL). Academia Internacional de Literatura Brasileira – (AILB). Faz parte da Confraria de Literatura da Bahia – CONFRALIB. Publicou - As aventuras de Beto e seus amigos, Princesa do Sertão Infância e O Pingo D’Água.  Construiu a sua infância no bairro Olhos D’Água, lugar onde passado e presente são inspirações para que seus versos floresçam. Escrever é como descobrir um caminho que se pode brincar, passear e conversar com as palavras!

 

III – PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa poderá ser inscrever, a partir dos 18 (dezoito) anos de idade, seja do Brasil ou do exterior, desde que a obra seja escrita em língua portuguesa. Menores de 18 anos podem se inscrever, porém, com autorização assinada (PDF ou foto) dos pais ou representante legal.

IV - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Todas as inscrições serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos, que efetuará o julgamento dos trabalhos com base em critérios de criatividade, originalidade, técnica de escrita de acordo com a norma culta da língua portuguesa ou qualidade artística. Dessa decisão, não cabe recurso.

V - DA PUBLICAÇÃO

As obras selecionadas pelo Conselho Editorial serão publicadas na 26ª edição da Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857, em formato digital/PDF, de forma totalmente gratuita, ou seja, sem ônus para a revista ou para o autor. Dessa forma, não haverá pagamento de direitos autorais, já que os objetivos são fomentar a Literatura Brasileira Contemporânea, revelar novos autores e celebrar o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro. Além disso, a Revista oportuniza uma maior visibilidade dos escritores e poetas no cenário literário nacional/internacional. Essa visibilidade ocorre devido ao fato de a revista ser acessada virtualmente por elevado número de leitores de vários estados do Brasil, bem como por outras pessoas residentes no exterior. A revista estará disponível gratuitamente aos selecionados e para qualquer pessoa, no sítio oficial da revista:    http://www.revistainversos.com/.

 VI – CALENDÁRIO

Inscrições: 15/10/2023 a 25/11/2023

Seleção e análise dos textos: 26/11 a 04/12/2023

Diagramação e editoração da revista: 05/12 a 10/12/2023

Publicação do resultado oficial com os textos selecionados e lançamento da revista no site: http://www.revistainversos.com/: 11/12/2023.

VII - DISPOSIÇÕES GERAIS

O inscrito deve responder exclusivamente pela autoria e originalidade da obra, e em caso de plágio e violação de direitos autorais, assume única e integralmente a responsabilidade perante a Revista Literária Inversos e terceiros.

Os interessados devem acessar a revista no dia 11/12/2023, no site: http://www.revistainversos.com/ para consultar se foram ou não selecionados.

O envio das obras à Revista Inversos caracteriza a aceitação total dos termos e condições deste edital.

Ao realizar a inscrição, os autores cedem o direito de publicação e reprodução dos textos para a Revista Literária Inversos, sem ônus, apenas para os propósitos definidos neste edital e para promoção desta iniciativa. Os direitos autorais das obras enviadas são dos respectivos autores e permanecem com os mesmos. Os textos enviados poderão ser submetidos a outros editais e publicados em outras revistas ou livros, sem óbices por parte da Revista Literária Inversos.

O Conselho Editorial se compromete a manter sob sigilo todas as informações prestadas pelos autores.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos.

 Feira de Santana-BA, Brasil, 15/10/2023.

Maroel Bispo

Coordenador do Conselho Editorial

da Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem